top of page
  • Foto do escritorOlé Comunicação

Conheça a diferença entre o Chimarrão e o Tereré

É a temperatura da água que distingue os dois. Enquanto o “chima” utiliza água quente, o tereré é ao contrário: quanto mais gelado, melhor.


O ingrediente principal dos produtos vem da erva-mate, então é normal que possa causar alguma confusão. Mas antes de chegar ao consumidor, ele passa por processos que tornam suas características distintas, assim o produto final atende às necessidades do público-alvo.


Características das bebidas


Chimarrão


A espessura da erva é mais fina, pois foi moída. O processo de moagem faz com que praticamente não existam galhos em seu conteúdo. Ela é servida com água quente, mas cuidado para que não haja perigo de queimar a erva.


Essa bebida virou tradição entre os gaúchos, porém, não é popular apenas na região sul do Brasil. É consumido também na Argentina, Uruguai e Paraguai.


E uma curiosidade a respeito da nomenclatura, o conhecido chimarrão é chamado de mate na Argentina e mate quente no Uruguai. Em terras paraguaias, existe uma variante do chimarrão, que é feito com a mesma erva, apesar do processo de fabricação ser parecido, e possui mais folhas e galhos, como o tereré.


Esta é uma bebida de convivência, uma vez que rodas de chimarrão se tornaram uma cultura que passa por gerações.


Para tomá-lo você necessita de:

  • Cuia de Porongo;

  • Erva-mate para chimarrão;

  • Bomba;

  • Garrafa térmica;

  • Água quente.


Vale lembrar que existem diversas cuias, com diferentes materiais e modelos. Escolha a que mais lhe agradar!





Tereré


Triturada no processo de moagem, esta bebida possui uma erva mais grossa e um sabor mais suave se comparada ao chimarrão. Ou seja, a água para infusão precisa estar fria.


E só a Erva Mate Kurupí tem no processo de produção um período de descanso após a moagem. Além disso, você pode encontrar ervas compostas e um diferencial no sabor.


O aparato para consumi-lo é parecido com o chimarrão, mas não significa que seja igual. Confira:

  • Guampa (encontrada em diferentes materiais);

  • Gelo;

  • Bomba;

  • Erva mate Kurupí em todos os sabores e variedades;

  • Água gelada.


E opções não faltam! Existem diversos sabores desenvolvidos para agradar os mais variados paladares. Além disso, nossas ervas são naturais: não possuem essência!


O tereré é popular também no Paraguai. Já por aqui, é queridinho no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, interior de São Paulo, além de possuir adeptos no Rio Grande do Sul.





Seja um bom chimarrão, ou um refrescante tereré, o importante é apreciar essas bebidas que trazem benefícios para o corpo e promovem bons momentos de sossego ou de interação, na companhia de pessoas queridas!


Já conhece a linha de produtos da Erva Mate Kurupí? Visite nosso Instagram e Facebook.


Encontre o seu preferido no site www.teguarani.com.br.

8 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page