top of page
  • Foto do escritorOlé Comunicação

O cenário atual do mercado da Erva-Mate

Atualizado: 11 de jan. de 2022

O mercado ervateiro já teve seus altos e baixos, como veremos a seguir. Mas atualmente, qual é a real situação? A seguir serão apresentadas as principais características e novidades sobre o mercado da erva-mate.



A erva-mate, conhecida cientificamente por Ilex paraguariensis, é originária da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas florestas dos três estados do sul do Brasil, no norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. A extração e cultivo da erva-mate é uma tradição antiga, porém, com o passar do tempo, o hábito de tomar chimarrão (feito com água quente) ou tererê (feito com água fria/gelada ou limonada) popularizou-se.

Historicamente, a erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. Atualmente, é o principal produto não madeireiro do agronegócio florestal na região.

O setor ervateiro, que já teve um ciclo econômico no qual era chamado de “Ouro Verde”, passou por um longo período de estagnação, com consequente queda nos investimentos e no desenvolvimento de tecnologias.


Atualmente, embora sem retomar as dimensões do passado áureo, o mercado ervateiro vem mostrando reação positiva e a descoberta do potencial da erva-mate pelo mercado internacional nos mostra uma boa oportunidade de desenvolvimento.


Diversificação de produtos


Bastante consumida na forma de chimarrão e chá, em especial nos estados do Sul do país, a cada dia aumenta o interesse do mercado internacional pelas propriedades da erva-mate, devido aos teores de cafeína, teobromina e saponina que a planta apresenta.

Existe um amplo espaço para ocupar neste mercado,sendo possível desenvolver novos produtos, como energéticos e outras bebidas, cosméticos, medicamentos, tintas, resinas e produtos de limpeza tendo a erva-mate como matéria-prima.

Estudos mostram que o mate contém quase todos os nutrientes que o organismo humano precisa e é capaz de estimular a atividade física e mental. Na erva-mate estão presentes vitaminas como as do complexo B, C, D e E, e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio.

Além disso, a erva mate combate células cancerígenas e retarda o envelhecimento. A sua principal característica é o poder de eliminar a oxidação das células de colesterol ruim. O mate também evita o acúmulo de placas de ateroma que causam o entupimento das artérias, auxilia na digestão e na hidratação, e é um estimulante oferecendo mais ânimo e disposição.

Portanto, por tratar-se de uma planta cuja composição química possui compostos de interesse e propriedades benéficas ao organismo, é possível vislumbrar muitas aplicações que podem vir a ampliar o mercado para a erva-mate e também a aumentar o valor agregado do produto.



48 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page